top of page
  • Foto do escritorEspaço Persona

A Nutrição


Nutricionista Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
Nutricionista Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

A Nutrição é a parte da ciência que analisa os alimentos e seus benefícios para os diversos órgãos do corpo humano. Cada alimento possui em sua composição ativos, chamados Nutrientes. Os principais nutrientes que podemos citar são os carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais. Temos, também, outros nutrientes que compõem os alimentos, que são os compostos fenólicos, flavonoides, antocianinas, carotenoides, fibras, resveratrol, lignanas, ômegas, entre outros. Todos estes contribuem para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso organismo. Eles funcionam como energia, composição de células, estruturação dos órgãos, regulação da temperatura corporal, participam da digestão, absorção, metabolismo, transporte e excreção, participam da saúde intestinal, sinalização de processos químicos e fisiológicos, como: respiração, produção de hormônios, atividade cognitiva, sistema imunológico, atividade anti-inflamatória, antioxidante, entre outras. E estes mesmo nutrientes, em excesso e/ou em desequilíbrio, desenvolvem as doenças crônicas, nas quais, as mais conhecidas são: obesidade, diabetes, hipertensão, hipertensão, dislipidemia, câncer, entre outras.


Por isso, o papel da Nutrição é muito importante para a saúde. A Nutrição age prevenindo doenças e promovendo os nutrientes necessários para cada indivíduo. Cada pessoa possui uma particularidade nutricional para cada fase da sua vida. Meu dever é identificar essa particularidade e auxiliar o meu paciente a aplicar cada recomendação. E quando digo particularidade, não falo somente sobre a quantidade exata de nutrientes e caloria que ele precisa diariamente, mas, também, gosto de ouvir quais são as suas dificuldades e o que dar prazer, gosto de cuidar dos seus dilemas e do emocional, gosto de respeitar os seus gostos e suas aversões alimentares... Procuro desenvolver um plano alimentar que realmente ele possa seguir, que ele tenha prazer em seguir, pois a alimentação não tem que ser restritiva, difícil e muito menos obrigatória.


A alimentação deve ser leve, prazerosa... porque comer é bom demais. Eu amo comer e quero que meus pacientes amem comer igual a mim, mas comer certo, comer saudável, comer de tudo, na hora certa e com equilíbrio. A minha felicidade é ver e participar da felicidade do meu paciente... Felicidade que vejo estampada no rosto dele quando consegue chegar ao seu objetivo.


Eu acredito na Nutrição! Acredito que ela tem o poder de mudar a vida das pessoas. Acredito que ela pode levar bem-estar, qualidade de vida, saúde e longevidade a cada um que se permitir a ser guiado por ela. Nutrição é Vida. Nutrição com Amor e por Amor.


Por Glenda Conde - Nutricionista Nutricionista Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

98 visualizações0 comentário
bottom of page