top of page
  • Foto do escritorEspaço Persona

Ansiedade

Atualizado: 15 de jun. de 2018

A Ansiedade é uma reação caracterizado por sentimentos de preocupação por achar que existe um risco futuro a caminho. Normalmente vem acompanhada de medo e outros sentimentos ou sintomas desagradáveis.



O tratamento de ansiedade deve ser realizado por psicólogo e psiquiatra - Espaço Persona possui uma equipe de Psicólogos no Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
O tratamento de ansiedade deve ser realizado por psicólogo e psiquiatra - Espaço Persona possui uma equipe de Psicólogos no Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

É difícil não ter ansiedade diante de algumas situações do dia a dia, como se dar conta de que a nota de uma prova está para sair ou o resultado de um exame médico, ou ter que falar em público. Mas nem sempre a ansiedade é ruim. Muitas vezes ela serve para te motivar a desenvolver algo.

Muito embora sentir ansiedade, geralmente, não seja agradável, ela pode ser muito útil nas nossas vidas e essencial para a nossa sobrevivência. Ela nos alerta para futuras ameaças. Desta forma, conseguimos planejar nosso comportamento para evitar essas situações ameaçadoras. Porém, nem sempre a situação tem um caráter amedrontador ou ameaçador, mas a pessoa ansiosa pode perceber a situação de forma totalmente distorcida ou numa proporção muito maior do que realmente é. Com isso, tende a criar em sua mente pensamentos disfuncionais a respeito de determinadas situações e tomar pra si como verdades absolutas. Quando isto acontece surgem as sensações e sintomas desagradáveis.

tratamento de ansiedade - Psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
tratamento de ansiedade - Psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

O maior problema da Ansiedade é quando surge de forma muito intensa e com episódios prolongados. Muitas vezes a forma como a pessoa reage e enxerga a situação é muito maior que realmente parece ser, e isso pode atrapalhar muito a sua vida. Se a ansiedade atinge níveis extremos e prolongados, comprometendo a saúde emocional e o comportamento da pessoa diante de determinadas situações, muitas vezes impedindo-a de realizar tarefas como de costume, ela pode estar com Transtorno de Ansiedade.

Os transtornos de ansiedade são mais comuns de serem observados, e prejudicam uma boa parte da população. De acordo com a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os Transtornos de Ansiedade estão subdivididos em 7 tipos diferentes.

- Transtorno de Pânico ou Síndrome - Transtorno de ansiedade social - Fobias específicas - Agorafobia - Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

- Transtorno de Ansiedade de separação - Mutismo Seletivo

Os Transtornos de Ansiedade normalmente envolvem de alguma maneira sintomas fisiológicos, como por exemplo, taquicardia, falta de ar, sudorese, tonturas, enjôos, sintomas emocionais como nervosismo, medo ou angustia, tristeza e sintomas comportamentais, como agitação, agressividade ou evitação de situações que a pessoa vê como ameaçadoras.

Assim como outros Transtornos Mentais, os Transtornos de Ansiedade pode surgir por diversas causas. A genética, o ambiente, as interações sociais, os modelos de pensamento, eventos traumáticos, o consumo de determinados medicamentos, o uso de drogas são algumas das influências mais importantes.

Como tratamento, a psicoterapia é muito importante e talvez se faça necessário uma interação medicamentosa para ajudar na redução dos sintomas.

335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TDAH

bottom of page