top of page
  • Foto do escritorEspaço Persona

Transtorno de Personalidade Esquizoide


Transtorno de Personalidade Esquizoide - Tratamento deve ser realizado por um Psicólogo e médico Psiquiatra
Transtorno de Personalidade Esquizoide - Tratamento deve ser realizado por um Psicólogo e médico Psiquiatra.

O Transtorno de Personalidade Esquizoide, é caracterizado por uma condição onde existe um distanciamento das relações sociais, ou seja, a pessoa sente baixo ou nenhum interesse por outras pessoas. Não tem desejos em estreitar relações com amigos, grupos e nem mesmo com familiares. São indiferentes à possibilidade de desenvolver relacionamentos mais íntimos e tem dificuldade em se relacionar. Sempre que podem, preferem ficar sozinhas.

Elas tendem a ser percebidas como pessoas solitárias, frias, distantes e excêntricas. Essas pessoas adotam uma postura extrema de introversão. Preferem ficar sozinhas e normalmente buscam por atividades que não necessitem de interação pessoal. É comum que tenham baixo interesse em qualquer atividade, incluindo sexo, e dificilmente constroem amizades ou relacionamentos amorosos. Mostram-se apáticas.

A pessoa que tem o transtorno de personalidade esquizoide muitas vezes não demonstra qualquer expressão ou emoção em relação a aprovação, elogios ou crítica dos outros. Dificilmente demonstram expressões faciais ou sentimentos de raiva, tristeza ou alegria. Emoções não são o forte dessas pessoas.

Sua vida parece não ter direção, principalmente em termos de metas e objetivos. São pessoas que geralmente respondem de forma passiva a circunstâncias adversas e demonstram dificuldade de responder adequadamente a eventos importantes de sua vida.

Qualquer pessoa pode apresentar características como essas em algum momento da vida, como por exemplo, depois de um episódio traumático, mas como se trata de um Transtorno de personalidade, possivelmente existem tanto contribuições genéticas quanto ambientais que podem influenciar as pessoas a desenvolverem esses padrões de pensamentos, emoções e comportamentos.

Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-V), o Transtorno de Personalidade Esquizoide é definido como um padrão dominante de desapego nos relacionamentos sociais e pouca variedade de expressão de emoções. Esse Transtorno tem início nos primeiros estágios da fase adulta e deve estar presentes em vários contextos da vida. Além disso, devem estar presentes pelo menos quatro dos seguintes comportamentos: - A pessoa não tem interesse ou não desfruta de relacionamentos íntimos, inclusive com a família. - Geralmente escolhe atividades solitárias. - Não demonstra interesse em ter experiências sexuais com outra pessoa. - Não se diverte em nenhuma atividade. - Não tem amigos íntimos ou confidentes. Quando acontece geralmente são familiares de primeiro grau. - É indiferente em relação a elogios ou críticas dos outros. - Possui frieza emocional, desapego ou distanciamento.

O tratamento deve envolver o uso de medicação junto com a psicoterapia. Isso pode contribuir para que a pessoa consiga lidar melhor com suas dificuldades. Mas por se tratar de um Transtorno de Personalidade, é comum que esses pacientes não procurem nenhum tratamento.


A Clínica de Psicologia Espaço Persona fica localizada no Recreio Shopping e atende toda a região do Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca - RJ.

508 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TDAH

Ansiedade

bottom of page