top of page
  • Foto do escritorEspaço Persona

Depressão

Todo munda já se sentiu triste ou irá se sentir assim em algum momento da vida. Afinal de contas, coisas que ruins ou desagradáveis podem acontecer. O problema está quando essa tristeza dura mais tempo do que deveria e impede de realizar coisas que eram de costume.


Tratamento de depressão - psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
O tratamento da Depressão deve ser feito com um médico psiquiatra e um psicólogo - Espaço Persona Psicologia Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

A depressão é considerada um transtorno grave e muito incapacitante. Ela faz parte da vida de muitas pessoas.

O Transtorno Depressivo Maior é uma condição na qual a pessoa se encontra com o humor triste recorrente, vendo o mundo, as coisas e si mesmo de forma muito negativa, uma grande perda de interesse por coisas que antes geravam prazer, baixa autoestima, distúrbios do sono, alterações no apetite, ideações suicidas, sentimento de culpa e inutilidade, dificuldade de concentração, perda de energia ou fadiga, alteração da libido.


A depressão pode surgir em qualquer fase da vida. Crianças, adolescentes, adultos ou idosos podem ter depressão e seus sintomas vão variar de acordo com cada caso.

Mas como saber se é depressão ou tristeza? Na tristeza a pessoa encontra uma forma de superá-la e ela tem um tempo determinado. No caso da depressão essa tristeza parece não ter fim. Para chegar a um diagnóstico de depressão, a pessoa tem que se sentir assim na maior parte do tempo, quase todos os dias e durante semanas ou meses, e vir acompanhado de pelo menos 5 sintomas característicos da doença.


Tratamento de depressão - psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca
Tratamento de depressão - psicologa Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca

Pessoas que têm depressão pensam de forma diferente de pessoas que não têm depressão. Seus pensamentos são negativos e de desesperança em relação a si próprio e ao mundo.Esses pensamentos surgem a partir das crenças negativas que a pessoa tem.

A causa da depressão pode ser por uma disfunção bioquímica no cérebro e também por fatores genéticos. Mas mesmo com essa predisposição genética, não quer dizer que a pessoa irá desenvolver a depressão. Depende de como ela reage a determinados estímulos, que funcionam como gatilhos para as crises, como por exemplo alguma situação perturbadora ou estressante, a morte de uma familiar, uma doença grave, divórcio, dentre outros. Mas a depressão também pode aparecer como sintoma secundário de outras doenças. Portanto é muito importante fazer um diagnóstico diferencial.

Pessoas que têm depressão tem acabam tendo um impacto muito grande em sua vida e na vida de seus familiares, que se sentem impotentes por não saberem como ajudar. Quem sofre de depressão, por se sentirem apáticas e sem esperança pra nada, acabam tendendo ao isolamento social, causando prejuízo nos aspectos sociais, ocupacionais e nas tarefas do cotidiano.

Muitas pessoas ainda não têm consciência do quanto a depressão pode ser perigosa. Acham que é frescura ou algo passageiro. Mas a depressão é algo sério que tem que ser tratado.

O tratamento exige acompanhamento médico, com psiquiatra e psicoterápico, com psicólogo. Sem a ajuda de um profissional qualificado, pode ser muito difícil a pessoa lidar com esta condição.

Não feche os olhos para a depressão! Ela pode matar!

Deixe o preconceito de lado! Aceite a doença! E busque ajuda!

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TDAH

bottom of page