top of page
  • Foto do escritorEspaço Persona

Entenda sobre Psicoterapia

Atualizado: 7 de jun. de 2018

Veja como essa ferramenta pode ajudar a transformar pessoas!

Sessão de Psicoterapia no Recreio dos Bandeirantes - RJ
Sessão de Psicoterapia no Recreio dos Bandeirantes - RJ

A psicoterapia é uma ferramenta de tratamento utilizada principalmente por um profissional formado em psicologia para ajudar as pessoas a serem mais felizes, saudáveis, produtivas e terem melhor qualidade de vida.

Psicologia Recreio dos Bandeirantes
Psicologia Recreio dos Bandeirantes

A psicoterapia é uma maneira de você buscar seu autoconhecimento e sentir maior satisfação com a sua vida.



Ela vai ajudar o paciente a lidar com suas dores emocionais, evitando assim, desencadear problemas mais sérios ou doenças. Ajuda também no amadurecimento e crescimento pessoal. A psicoterapia pode ser feita individual, com casal, em família ou em grupo. Vai depender da necessidade de cada um.


As consultas ocorrem por meio de encontros entre o profissional (psicólogo) e a pessoa que busca a psicoterapia (paciente).


Ao longo desses encontros, o profissional, usa alguma abordagem teórica e diferentes técnicas para atender e impactar a vida da pessoa, além de tentar ajudar a alcançar os seus objetivos e a sentir melhor consigo mesma.


Independentemente da abordagem utilizada pelo psicólogo, a psicoterapia é um tratamento colaborativo que depende bastante da relação que você desenvolve com profissional e o quanto você está engajado neste processo. Ela é uma ferramenta que pode te ajudar muito, se for conduzida de forma profissional e se você colaborar com as consultas, levando as questões que você quer tratar.


O paciente vai aprender a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento, que estão incomodando e impedindo de agir de forma mais assertiva. É muito importante levar o tratamento a sério, não faltando às sessões e seguindo as orientações e exercícios passados pelo profissional.


A psicoterapia não serve só para tratar grandes problemas. Mesmo que você tenha uma vida com poucas preocupações, e uma vida boa achando que é besteira buscar tratamento, pense que você pode ter uma vida melhor ainda! Com muito mais qualidade!


Muita gente pensa que o dinheiro investido em uma psicoterapia é caro e é bobagem. Mas, quanto vale a sua saúde mental? Quanto vale a sua felicidade? Quanto vale a sua qualidade de vida? O investimento feito em uma Psicoterapia, não é um dinheiro jogado fora como muita gente pensa, achando que um amigo, ao escutar suas queixas, vai resolver seus problemas, e é de graça! Mas a Psicoterapia não é uma sessão de bate papo. Ela tem um objetivo a ser trabalhado! É um tratamento sério, utilizado por um profissional que estudou cinco anos de graduação, se especializou, treinou por vários anos a capacidade de ouvir sem julgamento, a ter um olhar diferenciado e a utilizar uma abordagem baseada na teoria, com exercícios e técnicas para ajudar você a entender melhor suas emoções, aprendendo a lidar com elas de forma mais funcional.

Tudo isso acontece em um tratamento bem planejado, com sigilo profissional e dentro de um código de ética.


319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page